fbpx

Gastronomia molecular, você sabe o que é?

Gastronomia Molecular não é um tipo de cozinha, mas uma ciência que estuda os fenômenos físico-químicos que ocorrem na cozinha. A ciência e a cozinha têm uma história em comum de séculos, sendo que a ciência além da tecnologia oferece uma perspectiva, um ponto de vista muito útil e interessante para quem cozinha.


Conhecer os ingredientes com os quais trabalhamos, mais especificamente, permite-nos ter uma maior base de conhecimentos sobre a melhor forma de cozinhá-los e combiná-los.


Recentemente, além da física e química, a Gastronomia Molecular tem abrangido outras áreas da ciência, como a Psicologia e a percepção sensorial do ato de comer, ou seja, interferência de diferentes elementos que podem afetar ou estimular os sentidos, quando comemos.


Os “Pais” da Gastronomia Molecular são o Físico Húngaro Nicholas Kurti e o Químico Francês Hervé This.


Posteriormente muito difundida pelo Chef Espanhol Ferran Adriá, que fez de seu restaurante El Bulli, um fantástico laboratório. Hoje, após fechar o El Bulli, Ferran Adriá se dedica ao seu instituto de pesquisas.


Ao contrário do que se pensava inicialmente, a Gastronomia Molecular não é um tipo de “cozinha” e sim uma ciência que estuda os alimentos. O que fazemos, é utilizar desses estudos para melhorar ou explorar mais um profundidade, os ingredientes que usamos nas nossas receitas.


Se pararmos para observar, todos os tipos de comida são moleculares, pois desde o cozimento de um ovo que muda seu estado líquido para sólido está havendo alteração das moléculas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *