fbpx

De modelo à Chef: Conheça Helena Rizzo

Em quesito de importância no mundo da gastronomia, a chef Helena Rizzo fica atrás apenas de um brasileiro, Alex Atala. Ela está por trás da cozinha do 51º melhor restaurante do mundo, de acordo com a revista inglesa Restaurants, o Maní Manioca.

Gaúcha de Porto Alegre, nascida em 1978, inicialmente queria ser arquiteta. Mas ainda no início da faculdade de arquitetura ela decidiu mudar o rumo de sua vida e veio para São Paulo, logo aos 18 anos.

Na capital paulista, Helena mergulhou na carreira de modelo (que exercia em Porto Alegre desde os 16 anos). Porém, ela quis seguir uma paixão que existia desde sua adolescência: ser chef de cozinha.

Seu sonho começou a acontecer em 1997, quando ela estagiou no restaurante Boanne, sob a tutoria do aclamado chef francês Emmanuel Bassoleil. Essa experiência fez com que ela arriscasse comandar uma cozinha, o que aconteceu quando abriu o Na Mata Café.

Mas, nessa época, alguns a estigmatizaram como Chef-modelo, alcunha que, na época, incomodava Helena, que desejava ser reconhecida apenas por seu trabalho na cozinha. Para fugir disso, ela resolveu arrumar as malas e partir para a Europa.

No Velho Continente, Helena Rizzo ganhou bagagem no ramo da gastronomia. Ao todo foram 4 anos, muito valiosos e que fizeram grande diferença, segundo ela própria. Morou na Itália, onde passou por dois restaurantes. Em seguida, rumou para a Espanha, país no qual conheceu seu marido, o também chef Daniel Redondo, e pode ganhar experiência passando por mais 8 restaurantes, incluindo trabalhos e estágios.

Enquanto estava em Barcelona, surgiu a oportunidade de trabalhar com o chef Juan Roca. Depois de estagiar em El Celler de Can Roca, ela foi convidada pelo espanhol para fazer parte do M00, restaurante do 0MM, onde foi chef de partida por cerca de 1 ano.

Então ela resolveu voltar ao Brasil, agora com muito mais experiência e, ao desembarcar em terras tupiniquins, logo foi chamado por sua amiga, a atriz e apresentadora Fernanda Lima, para comandar a cozinha do Maní Manioca, restaurante que estava sendo idealizado por Fernanda e um grupo de empresários.

Manioca

Helena assumiu o posto de Chef do Restaurante Maní em 2006, junto com seu marido Daniel Redondo. Em 2009, a gaúcha foi eleita a melhor chef do ano pela revista Veja São Paulo. Foi a primeira mulher a receber o prêmio. Em 2012, ela viu seu restaurante de comida brasileira, que consegue mesclar o melhor da cozinha nacional com as tendências mundiais, entrar na lista dos melhores do mundo.

Os prêmios de Helena não param por aí. Sua criação de entrada com esferas de queijo burrata flutuando em calda de tomate transparente e acompanhada por pequenos croutons foi eleita a melhor de 2012, pelo caderno Paladar, do jornal O Estado de São Paulo.

Assim como Alex Atala, Helena é uma entusiasta dos pequenos produtores. Inclusive, em outubro de 2012, ela participou de um jantar junto com o chef do D.O.M para divulgar os produtores locais. Com apenas 33 anos de idade, pode-se esperar mais sucesso dessa ex-modelo gaúcha que ganhou respeito no meio gastronômico e hoje é umas das melhores chefs do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *